terça-feira, 29 de junho de 2010

Novidades em tintas




Quais as novidades em Tintas disponíveis no mercado?

Atualmente, uma série de fabricantes decidiram inovar e fazer tintas que ultrapassam, e muito, a simples função estética de colorir um ambiente. Elas agora trazem diferenciais especiais, que têm como objetivo facilitar para que as utiliza. Alguns desses novos tipos de tintas estão sendo chamados, inclusive, de tintas inteligentes.

O que são as chamadas tintas inteligentes?

São tintas que superam a simples função de colorir um cômodo. Muitos fabricantes de tintas incluíram alguns elementos de alta tecnologia, fazendo suas tintas exercerem inúmeras funções como, por exemplo, acontece com as tintas laváveis que prometem tranqüilidade a quem possui filhos pequenos, afinal superfícies submetidas a pinturas com esse tipo especial de tintas sobrevivem aos rabiscos feitos pelas crianças. Um outro exemplo das tintas inteligentes são as tintas próprias para ímãs, que tornam as paredes onde forem utilizadas magneticamente capazes de atrair ímãs, sem necessidade de quadros de metais. Há também tintas anti-mofo e anti-ferrugem, que completam a lista das tintas funcionais.












Cal



A cal hidratada é um dos principais elementos das argamassas porque promove uma série de benefícios para a edificação.Tem excelente poder aglomerante, assim como o cimento, que une para sempre os grãos de areia das argamassas.
A cal hidratada é extremamente fina e leve e por isso permite o preparo de maior quantidade de argamassa, com a redução do custo do m3.Suas partículas muito finas, ao serem misturadas com água, funcionam como verdadeiro lubrificante, reduzindo o atrito entre os grãos de areia.O resultado é melhor trabalhabilidade (ou liga), boa aderência e maior rendimento na mão-de-obra.
Mas as vantagens não param por aí:a cal hidratada tem extraordinária capacidade de reter água em torno de suas partículas, formando na argamassa uma dupla perfeita com o cimento. As argamassas à base de cal hidratada têm resistência suficiente quanto à compressão e aderência, tanto para assentamentos como para revestimentos, para atender as normas técnicas.




Por ser um produto alcalino, a cal hidratada impede a oxidação nas ferragens e, também por essa sua característica, atua como agente bactericida e fungicida.Além disso, evita que se formem manchas e apodrecimento precoce dos revestimentos; proporciona economia de tinta, pois permite acabamento mais liso e de cor clara; é compatível com qualquer tipo de tinta e outros acabamentos, como fórmica, lambris, papéis de parede, se respeitado o tempo mínimo de cura de 28 dias.
É importante ressaltar ainda que as argamassas à base de cal hidratada têm baixo módulo de elasticidade, ou seja, absorvem melhor as pequenas movimentações das construções e evitam, portanto, trincas, fissuras e até o descolamento (ou queda) dos revestimentos.
Não se pode deixar de frisar a notável durabilidade que a cal hidratada confere às construções.Argamassas à base de cal hidratada podem durar centenas de anos, ou até mais. A cal hidratada é um produto de aplicação milenar, enquanto o cimento portland só foi inventado em 1824.




O Óxido de Cálcio (CaO), mais conhecido comercialmente como cal, é um dos materiais de construção mais antigos do mundo. É obtido pela decomposição térmica (calcinação ou queima) de rochas calcárias moídas em diversos tipos de fornos, a uma temperatura média de 900°C. Sua utilização é muito abrangente nos mais diversos segmentos: construção civil, construção de estradas, siderurgia e metalurgia, indústria química, papel e celulose, indústria alimentícia, agricultura, saúde e preservação ambiental.
A chamada cal virgem, também denominada cal viva ou cal ordinária, é o produto inicial resultante da queima de rochas calcárias, composto predominantemente dos óxidos de cálcio e magnésio. Já a cal hidratada, como o próprio nome sugere, é uma combinação da cal virgem com água. Ou seja, CaO + H2O -> Ca(OH)2. Tem propriedades aglomerantes como o cimento, com a diferença de que o cimento, para endurecer, reage com a água e a cal com o ar. É a chamada cal aérea, enquanto o cimento recebe o nome de aglomerante hidráulico.
Mas a dúvida permanece: qual o tipo de cal que devemos usar quando preparamos uma argamassa? A resposta é simples em um primeiro momento: podemos utilizar os dois tipos. Em determinadas regiões do Brasil, a utilização da cal virgem para argamassas de assentamento e revestimento é bem intensa. Em uma primeira etapa, são misturadas a cal, areia fina e água. Essa mistura fica “descansando” por alguns dias, perde trabalhabilidade e depois é adicionada a uma pequena parte de cimento e mais água.
Na realidade, portanto, ninguém usa cal virgem. Podemos comprar uma cal virgem e quando preparamos a argamassa, seja na obra ou em central, estamos hidratando a cal no exato momento da adição de areia e água. Esta reação libera muito calor e uma boa cal, bem calcinada, demora aproximadamente 48 horas para hidratar bem.
Uma grande vantagem quando se compra a cal já hidratada no produtor é justamente a garantia de uma boa e completa hidratação. Além disso, a argamassa preparada com cal hidratada pode ser utilizada logo após a sua mistura. O que pode ocorrer, quando se faz a argamassa com a cal virgem, é fazer a aplicação na obra sem a completa hidratação. As conseqüências são trincas e quedas do material, com muito desperdício.





















http://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/cal-virgem-ou-hidratada/

http://www.fazfacil.com.br/materiais/cal_pratica.html

Gesso



Gesso




O gesso é conhecido a mais de 9000 anos .
O gesso é uma substância, normalmente vendida na forma de um pó branco, produzida a partir do mineral gipsita (também denominada gesso), composto basicamente de sulfato de cálcio hidratado. Quando a gipsita é esmagada e calcinada>, ela perde água, formando o gesso.
É produzido através de um processo de esmagamento e calcinação do "gypsum" (rocha sedimentaria), transformado em pó branco que misturado com agua endurece rapidamente.Existem muitas variedades de gesso, cada uma adaptada a uma função de determinado trabalho:ceramista, fundidor, decorador, dentista, etc.


Seca em pouco tempo, adquirindo sua forma definitiva em 8 a 12 minutos, é usado também para fundir molduras, na modelagem e fixação de placas para forro.O gesso não é só bonito e barato, mas peças confeccionadas com este material apresentam bom isolamento térmico e acústico, além de manter equilibrada a umidade do ar em áreas fechadas , devido à sua facilidade em absorver água.O critério para utilização de um tipo de gesso é dependente de seu uso e, como conseqüência, das propriedades físicas que esta aplicação em particular irá exigir. A nós interessa mais o gesso comum ( stucco) encontrado nas lojas de material de construção.


O gesso encontrado sob a forma de pó, blocos ou placas, presta-se a uma grande variedade de aplicações:- como revestimento de paredes, no lugar da massa fina;- para fundir molduras e na modelagem e fixação de placas para forro;- fabricar peças como sancas, molduras para tetos, colunas e placas para composição de paredes e forros rebaixados, que permitem embutir caixas de som e spots de luz;- como chapas de gesso acartonado (compostas basicamente por duas folhas de papel recheadas de gesso), também se prestam à execução de forros, além de permitir a construçãode paredes divisórias.





Como endurece o gesso?



No estágio 1 a mistura inicial do sulfato de cálcio hemidratado e àgua .
No estágio 2 a reação com a àgua começa, e o precipitado de sulfato de cálcio dehidratado forma os núcleos de cristalização.
No estágio 3 podemos observar o início do crescimento de cristais a partir dos núcleos.
No estágio 4 os cristais de sulfato de cálcio dehidratado já estão bem crescidos. Para o crescimento dos cristais de sulfato de cálcio dehidratado, a mistura consome àgua. O crescimento dos cristais e absorção d'àgua tornam a mistura viscosa.
No estágio 5 os cristais já se tocam e podemos dizer que aqui é o momento de pega inicial. Na prática é aqui que a mistura perde o brilho superficial devida a absorção d'àgua na formação do dehidratado.
No estágio 6 todos cristais estam entrelaçados formando um corpo sólidoFonte: Gessos Rutenium

O trabalho no gesso
Apesar de endurecer muito rapidamente o gesso permite que você o esculpa depois de rígido... com uma ponta de faca, ou qualquer outra ferramenta, (martelo, serrote de aço, chave de fenda, esmeril, etc.) mais dura que ele.
Além de muito barato tem uma enorme gama de utilizações, entre elas a de produzir "protótipos" os mais diversos.
O objeto feito em gesso, quando cuidado pode durar muitos anos.
Pintado, encerado, envernizado, resinado, metalizado... liso ou com relevos,como sancas, molduras para tetos, colunas, placas para composição de paredes e forros rebaixados em vários pedaços encaixados, ou em peça única, é um maravilhoso material para também desenvolver a criatividade artística (esculturas, baixos e altos relevos, objetos utilitários, etc.).
Sua aplicação é rápida , porém quando se adquire um pouco de pratica o tempo não é problema.






Peneiras Granulométricas



NBR NM ISO 3310/1



O controle granulométrico tem como finalidade:


  • Determinar a distribuição granulométrica de uma amostra de material (verificar se está condizente com a especificação requerida pelo fornecedor);

  • Avaliar a classificação realizada por um equipamento de peneiração;

A operação de avaliação da granulometria de uma amostra é feita com auxílio de agitadores.







Agregados: análise granulométrica


http://www1.dnit.gov.br/arquivos_internet/ipr/ipr_new/normas/DNER-ME083-98.pdf