sexta-feira, 19 de março de 2010

1º Exercício >> Novos materiais utilizados na construção civil

Assim como nos demais setores da vida moderna, também a construção civil evolui, principalmente no que diz respeito aos materiais utilizados. Assim, se antes as paredes recebiam tijolos e apenas algumas variedades de tintas, o chão a cerâmica e os acabamentos eram restritos a poucas escolhas, hoje, o que se vê é uma variedade imensa de materiais, suficientes para agradar aos mais diferentes gostos e bolsos.

"Hoje, no mercado, a variedade de materiais de construção e acabamentos é imensa”, comenta Seme Raad Filho, diretor da Construtora Monarca. “Nos prédios e nas casas, eles ganham espaço principalmente porque trouxeram aspectos importantes como a resistência, segurança e economia. Para as construtoras, a maior vantagem é a da eficiência nos processos”.
Um dos exemplos mais presentes nas obras atuais é o uso do dry wall (parede seca). Processo mais limpo que a alvenaria convencional, consiste na montagem de placas em gesso acartonado e não numa construção convencional com tijolos. “A agilidade de execução é maior e, devido a isso, as construtoras podem executar essa etapa da obra já quase na fase de acabamento, possibilitando, para o cliente, a escolha de diferentes tipos de plantas, mesmo que a parte estrutural do imóvel já tenha sido levantada”.
Outra marca da evolução, segundo o diretor da Monarca, é o uso de janelas mais amplas. “Elas têm sido muito bem recebidas, tanto pelas construtoras, quanto pelos clientes, porque permitem uma maior iluminação natural, o que se reflete não apenas na questão econômica, mas na própria qualidade de vida de quem vai usar aquele imóvel”.
Mas as novidades não param por aí. Tantos nos edifícios, quanto nas casas e escritórios, outro material que tem sido muito utilizado é o ar condicionado split. A evaporadora de ar fica na parte interna e toda a parte de condensação na externa, causando menos ruído e otimização de espaço. “Isso é positivo, também, porque faz com que o aparelho não precise, necessariamente, ser instalado em paredes externas, como no caso do ar condicionado antigo. Tudo é feito através de tubulações especiais de fácil manutenção”, conclui Seme.




Acabamentos - Gerente de projetos e personalização da JA Baggio, Bartira Lapa Brittes chama a atenção para a variedade de acabamentos que surgiram em substituição a outros menos resistentes e/ou práticos. Um exemplo é o do porcelanato. “Antes usava-se o revestimento cerâmico ou os pisos de granito ou mármore”, explica. “A vantagem do porcelanato para os revestimentos cerâmicos é que muitas vezes é mais resistente e comparado com as pedras naturais é um acabamento mais uniforme tanto em qualidade quanto em estética”.
Mais bonitas, apesar de não tão práticas, as cubas de apoio para lavabos e banheiros também começam a ser adotadas na substituição das cubas tradicionais de embutir e dos lavatórios de colunas. O melhor aspecto é o da estética. Apoiadas sobre tampos, elas são produzidas em vários materiais como a cerâmica, o acrílico e até mesmo o vidro. “Elas deixam os lavabos mais modernos”, comenta Bartira.
Da mesma forma que as cubas outra evolução aconteceu nos metais de parede, onde foi necessário desenvolver modelos diferenciados. “Os metais não são mais fixados nas bancadas, mas sim na parede, proporcionando melhor comodidade ao usuário mesmo com as cubas de apoio”, esclarece a gerente da JA Baggio. “Aliás, todas as mudanças que surgiram visam esse aspecto, ou seja a praticidade aliada à beleza do ambiente”.


Confira outros materiais interessantes.

>Revestimentos laminados de parede (Durawall e Revesti) - O durawall veio com o intuito de ser utilizado tanto na aplicação em paredes como em forros. Devido à sua resistência também pode ser utilizado nos forros de beirais, substituindo os forros de madeira tradicionais. Uma das características do produto é a rápida e fácil colocação.
>Esquadria de PVC - Portas e janelas são fabricados em PVC, competindo com os modelos existentes em outros materiais (aluminío, ferro). Possuem melhor qualidade no isolamento acústico e térmico.
Sancas de isopor - Substituindo a sancas de gesso.
>Textura de fachada - Aplicadas para melhor resistência das fachadas externas com relação à simples pintura.
>Monocomando - metais substituindo os misturadores. Podem ser utilizados em lavatórios de banheiros e cozinha, nos chuveiros e banheiras. Permite a facilidade de já deixar o misturador com a temperatura da água pré- estabelecida, isto é, uma vez regulada a temperatura da água desejada não há um desperdício de água na próxima regulagem.
>Tinta magnética - tinta com pigmentos que permitem com que apliques sejam colocados e retirados de paredes e tetos, mais utilizados para áreas infantis.
>Piscina com acabamento de vinil - substituindo as piscinas em alvenaria com revestimentos cerâmicos e as piscinas acrílicas.
>Telhas shingle - telha asfáltica, utilizada para substituir as telhas de cimento, por exemplo. Ótima na utilização de telhados com grandes inclinações. Possuem um design diferenciado, proporcionando uma característica mais arrojada ao projeto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário